Como Conseguir mais Cliques nos Meus Anúncios do Facebook Ads?


Como Conseguir mais Cliques nos Meus Anúncios do Facebook Ads?
É caro anunciar no Facebook Ads? Compensa se comparado com o Google Adwords? Estas são as perguntas mais feitas em palestras ao vivo, hangouts, e grupos que tenho participado, e a resposta para ambas as perguntas andam junto com a resposta de outra pergunta. Como consigo mais cliques nos meus anúncios do Facebook Ads? Leia este post, pois vou falar um pouco mais disso, e responder as 3 perguntas aqui neste post, pois estão muito ligadas uma nas outras. Confira e fique a vontade para participar.


Como conseguir mais cliques 
nos meus anuncios do Facebook Ads?

Esta é uma pergunta bem comum de meus leitores, tenho defendido aqui no TopSaber que começar do modo gratuito é a melhor forma, mas o que eu e você temos que entender é que, em algum momento terá condições para investir em seus negócios e que conseguir uma eficiência nos resultados de seu investimento é tão importante quanto começar gratuitamente.

E o Facebook Ads, ao contrario do que muitos profissionais e empresas ainda acham, ele pode ser sim uma solução de investimento muito econômica para anunciar seus negócios, isso vai depender de como e para que ira anunciar nesta ferramenta. Se não entende ainda estas duas diretrizes, continue lendo, pois ao responder as outras duas perguntas mais a frente irei explicar melhor isso.

Vamos agora nos conter somente em como conseguir mais cliques em seus anúncios.

Primeiro quero que pare e respire fundo, relaxe seu corpo e mente, tente se desconectar um pouco deste nosso mundo de informação sobre, blogs, sites, listas, leitores, produtos ou serviços. Relaxe e tente enxergar o Facebook com outras olhos, mas sem deixar seu radar ligado, para que consiga observar o que vou explicar aqui.

Se você consegue se colocar no lugar de seus amigos que estão no Facebook para interagir e se distrair, este é o ponto correto onde quero que se coloque, e entenda uma coisa muito importante aqui. Na maioria, de seus futuros clientes, seja qual for seu produto ou serviço, são pessoas comuns que irão clicar em seus anúncios, dificilmente um concorrente seu irá fazer isso, a não ser que seja parte de uma estratégia dele conhecer você, mas lhe asseguro, isso poucos fazem hoje.

Então uma vez no lugar de uma pessoa comum que nem sonha em anunciar nada no Facebook, você vai conseguir entender a matéria prima do que muitos especialistas estão chamando hoje de "Avatar ou Persona". E é muito importante que entenda isso para o que vou explicar agora.

Sua persona ou eu avatar, surge exatamente neste mundo, onde nada de negócios, anúncios ou estratégias fazem parte de seu mundo,seus pensamentos, e a medida que as informações vão chegando a ele, ai sim se formam os verdadeiros avatares ou personas de seu negócio, mas em vários momentos estas pessoas reassumem o papel de pessoas comuns desligadas totalmente ao mundo que envolve seus interesses.

E isso não acontece atoa, isso acontece por que somos todos seres humanos, e temos nossos momentos de descontração e relaxamento. E é neste momento que quero que se comporte para que eu lhe explique como vai conseguir mais cliques nos seus anúncios no Facebook Ads.

Vamos lá...

Assim que puder, de uma olhada no que está acontecendo agora no mural do seu facebook, observe os vídeos que aparecem, as fotos que aparecem, as integrações com outras redes sociais como o Instagram e o You Tube, observe como seus amigos se comportam, quais assuntos eles mais postam em suas linhas do tempo. É fascinante ver a variedade de assuntos que passam na nossa frente neste rede social.

Fique só observando por uns cinco minutos, rolando e atualizando o feed (o mural), depois comece a observar as quantidades de curtidas, compartilhamentos e comentários, dos vídeos e fotos, vai ver que alguns tem mais que outros, alguns nem tem nada ainda e outros nem vão tem.

Essas ações são chamadas de "Engajamento" e é isso que ira determinar o preço do seu clique dentro do Facebook Ads. quanto mais engajamento no seu anúncio, menor será o preço de seu clique, isso se escolher anunciar por visualizações, se anunciar por cliques terá que levar em consideração a concorrência do publico para conseguir otimizar seus cliques. Mas vou aqui levar em consideração que você irá anunciar escolhendo a opção visualizações.

Quando pensamos no avatar ainda em sua matéria prima é muito comum observarmos que a maioria dos vídeos e fotos que mais tem engajamento, são os que provocam nas pessoas a sensação de diversão e curiosidade, então irá ver vídeos e fotos com maior engajamento com teores engraçados, curiosos, alguns fofos. Mas uma coisa eu tenho percebido, cenas fortes de terror, acidentes, tudo que envolva sangue ou incite a violência, tem lá seu publico, mas não é sua maioria que faz o engajamento.

Chegando a este ponto fica claro que sua campanha terá que ter as duas principais características para atrair mais cliques, despertar a curiosidade do usuário do Facebook e estar relacionado com o assunto que rola no mural dele, com isso a chance deste usuário clicar em seu anuncio da um salto considerável.

Agora então é só trazer este avatar primário para seu mundo de negócios e acrescentar mais alguns interesses nele, fora sua curiosidade e habitualidade, quais seriam as características que ele teria que ter para clicar no seu anuncio, lembre-se isso irá potencializar a possibilidade do clique ou do engajamento.

Vou citar aqui um exemplo de negócio a anunciar no Facebook Ads:

Pense em uma dona de casa no Facebook, este será nosso avatar em sua matéria prima.
Sabemos que ela, pela natureza do seu humano, irá interagir com anúncios que desperte sua curiosidade e que tenha relação com o que esta vendo no mural dela.

Mas esta dona de casa cuida de crianças para complementar o orçamento da família, então sabemos que além das duas características primárias ela também tem um zelo muito grande por crianças, pois tem que cuidar de crianças de outras pessoas.

Digamos que uma determinada empresa oferece um curso de aprimoramento de cuidados com as crianças, boom... Quando este anuncio cair no feed de noticias desta dona de casa, com um vídeo ou uma foto que retrate algum tipo de dica ou acontecimento marcante para ela, inevitavelmente ele irá fazer seu engajamento, curtindo, comentando e compartilhando antes de fazer seu clique no anúncio, e acredite, este engajamento anterior que ela faz terá mais valor na sua campanha do que o clique que ela deu.

Pois sua campanha irá parar no feed de suas amigas, as quais ela tem conhecimento que irão interagir com ela. Aumentando ainda mais a abrangência de seu anuncio inicialmente pago e agora viral.

Espero estar podendo explicar bem o lógica da eficiência que seu anuncio no Facebook Ads pode alcançar, para o exemplo acima ou para qualquer situação, quando for fazer seu anuncio, sempre escolha a otimização por visualizações e de preferencia faça um post na sua fan page e utilize este post, o impulsionando, isso fará com que, mesmo quando sua campanha se esgotar o conteudo dela ainda esteja a disposição na sua fan page para seus prospectos o encontrarem e continuar o engajamento.

Uma coisa muito importante para levar em consideração são as imagens que utilizará em suas campanhas, alem de seguir as regras do Facebook em relação a imagens, será muito bom que utilize imagens que despertem primeiramente as características primarias do seu avatar, a curiosidade e a habitualidade, e aqui eu não poderia te dar uma dica mais eficiente.

Utilize vídeos ou fotos que mostrem a habitualidade de seu avatar, mas que sejam incompletos de certa forma, para que lhe de a oportunidade de ganhar um clique de seu avatar depois do engajamento. Desperte principalmente a curiosidade de seu avatar (prospecto), e vou te dizer seguindo este raciocínio, que o clique é quase que inevitável, digo isso por que estas técnicas funcionam muito bem com posts gratuitos, aqueles que colocamos em nossa fan page, linha do tempo ou grupos.

Mas para que tenha resultado com seus anúncios a ponto de ter tantos cliques e a ponto de baixar o valor deles, e imprescindível que não só siga esta forma de montar seus anúncios mas também os monitore, eu diria de 4 a 7 dias para ver a reação deles, se perceber que esta ficando caro e os cliques estão diminuindo,é hora de pausa-lo e tentar outras fotos e vídeos ou outros textos.

E para que entenda melhor quando eu digo, fotos que despertem a curiosidade de seu avatar, eu aconselho que baixe e veja o conteudo deste Ebook:


Já falei deste ebook em outro post, e não estaria o mencionando aqui se realmente não fosse um ótimo ilustrativo pra este assunto, e de quebra estará seguindo um dos maiores
 especialistas em anúncios no Facebook hoje no País.

Estarei sempre a disposição para discutir este assunto de como atrair cliques para seus anúncios, assim como tirar possíveis dúvidas, então fique a vontade para voltar a tocar neste assunto nos comentários e nos e-mails.

Bastante coisa pra ler não é?

Pois então sugiro que salve em seus favoritos este post, pois vou responder mais duas perguntas aqui. Espero sanar um pouco de suas duvidas até eu voltar a falar destes assuntos aqui no blog.

É caro anunciar no Facebook Ads?

Já vi vários casos de profissionais que otimizaram seus anúncios no Facebook a ponto de pagarem menos de R$0,02 o clique, pra isso sempre utilizam a opção de pagar por visualizações.

Utilizando basicamente as técnicas que mencionei anteriormente, estes profissionais tem sempre investido baixo no clique, pois não só existe o retorno em cliques, mas em engajamento nos seus negócios, e eu diria aqui, já que eu entendo que você tenha entendido a força de um engajamento em seu anuncio, que o engajamento no seu negócio é tão importante quanto os cliques conquistados nele.

Então respondendo a pergunta:
"É caro anunciar no Facebook?"
Eu diria que qualquer investimento em anuncio que te da a opção de otimizar sua campanha, lhe da a chance de você mesmo o deixar caro ou barato. Pois poderá determinar quando, como e para que pausar uma campanha e começar outra.

Mas falando de valores, que eu acredito que é a dúvida de muitos que ainda não experimentaram anunciar no Facebook Ads. Com um cartão de crédito ou uma conta no Paypal, você pode iniciar seus anúncios com até R$1,00 por dia, mas geralmente os mais experientes iniciam com R$10,00 por dia, mas o valor menor é mesmo possível, pois eu mesmo já fiz a intuito de teste.

Resumindo, eu diria que hoje, acompanhando bem sua campanha de perto, o Facebook Ads é uma das mais baratas plataformas de anúncios na Internet em exercício no Mundo.

Compensa se comparado com o 
Google Adwords?

Eu diria que é muito relativo, e olha que eu não sou muito fan da relatividade das coisas, apesar de ser uma teoria muito bem comprovada, e que tenho profundo respeito. Digo que é relativo por que isso é você que determinará na hora de escolher onde irá concentrar  seus esforços financeiros.

Existe uma coisa no mercado que é, "vá a onde seu publico está", e isso serve para qualquer produto ou segmento, seja online ou offline, trazendo esta expressão para o popular é o mesmo que dizer para você não tentar vender uma obra de Portinari em uma mesa de bar.

Saber por onde anda seu publico é uma coisa muito importante e pode deixar cada vez mais barato seus anúncios por mais que as plataformas disponíveis tenham a fama de caras.

E este é o caso da relação entre estas duas plataformas o Google Adwords e o Facebook Ads.
Existe uma maneira de anunciar nas duas e fazer com que uma impulsione a outra.

Falarei disso aqui no TopSaber quando for tratar deste assunto, mas como não gosto de te deixar na mão por completo, pesquise sobre Remarketing, e terá um conteudo satisfatório com relação a essas duas plataformas trabalhando juntas em seus negócios.

E sendo mais direto na minha opinião sobre qual compensa mais para anunciar seus negócios, eu diria que no momento seria o Facebook Ads, por estarmos tratando aqui de engajamento de pessoas no seu site, blog, fan page, negócios ou produtos.

No Google é onde as pessoas fazem suas pesquisas, mas logo voltam para as redes sociais, como o Facebook por exemplo. E é ai que entra a possibilidade de você trabalhar com as duas plataformas.

Mas por se tratar de fechamento de vendas e engajamento de publico, ainda considero o Facebook Ads a mais importante, isso pode mudar conforme a necessidade em nossos negócios.

Chego ao fim de mais um post onde minha intensão é tirar as duvidas de quem esta iniciando em seus negócios online, a pergunta principal deste poste me foi feita por e-mail, e me ajudou muito para gerar este conteudo.

Você pode participar também deixando seu comentário aqui em baixo ou me mandando sua pergunta ou comentário por email, fique a vontade.


Será legal ter você em meus contatos e poder contar com sua participação.

"Ser livre é conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade,
sem perder a própria identidade."
( Dimos Iksilara )

Te espero no próximo post...
Sucesso e um Ótimo Aprendizado!
Marcio Silva
Blog TopSaber






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