O Que São Campanhas no Autoresponder?


O Que São Campanhas no Autoresponder?
Gostaria de entender o que é uma campanha no autoresponder? Gostaria de saber por que se chama assim uma simples mensagem programada? A final qual a diferença de uma mensagem e uma campanha no autoresponder? Aqui neste post vou explicar isso e deixar você um pouco mais familiarizado com o seu auto responder. Confira! E fique a vontade para participar.


Eu vou ser sincero!
Quando comecei a enxergar uma plataforma de autoresponder como uma forma de aumentar e fidelizar a divulgação de meus negócios na Internet, pra mim era uma coisa muito complicada, e eu achava que teria que fazer um curso técnico pra utilizar isso, e quando eu entrei a primeira vez em uma plataforma de autoresponder, meu desprezo por não saber mexer foi tanto, que dali não saiu uma unica mensagem programada, quanto menos um formulário de captura.

Me lembro muito bem era a "Icontact", toda em inglês na época, se não me engano me deixava utilizar gratuitamente por alguns meses e depois eu pagaria U$10,00 por mês, na época eu nem imaginava em mesurar as coisas, fazia meus trabalhos na internet, pura e exclusivamente pelo dinheiro, e pouco me preocupava em buscar informações sobre o assunto, mas foi bom,mesmo cometendo estes erros, consegui aprender bastante sobre blogs e este contato com a tecnologia mesmo sem resultados me abriu a mente para a fase que vivo hoje na Internet.

E por que estou te falando isso? Por que estou te contando isso?
Simplesmente por que não quero que cometa este mesmo erro, muito fácil de cometer quando estamos começando, é muito tentador ver propostas na Internet onde dizem que essa ou aquela plataforma é a melhor, ou terá resultados avassaladores.

Pode me achar dissimulado, mas nada disso é mentira!
Realmente estas plataformas que aparecem pra você todos os dias realmente funcionam conforme as propostas que lhe apresentam, mas existe realmente uma diferença em funcionar e você entender realmente como funciona.

Com o tempo aprendi que as melhores plataformas, tem um suporte ativo e que realmente tire suas dúvidas, nem que seja no modo pago, pois uma empresa que tenha seu suporte ativo no modo pago e que realmente se preocupe em ajudar seus clientes, sempre terá clientes pagantes ou até mesmo não pagantes, disponibilizando conteudo gratuito para ajudar quem vem chegando.

E eu aprendi isso a duras penas, acredite, hoje falo da importância de uma lista, mas já cheguei a perder no passado listas enormes, que de modo inconsciente consegui construir, e não quero que cometa este erro também, não deixe de tratar sua lista com o devido valor e respeito, salve os e-mails de seus contatos, em seu computador de tempos em tempos, isso é muito importante!

Mas vamos a pergunta deste post.


O Que são Campanhas no Auto Responder?

Esta pergunta me chegou por e-mail, e me deixou bem motivado a criar este post, parece simples a pergunta, e realmente é, tanto é que respondi por e-mail mesmo para quem me perguntou, mas entendo que esse tipo de pergunta pode ser comum pra muita gente que esta começando a utilizar ferramentas como um autoresponder.

Primeiro temos que entender a diferença entre uma campanha e uma mensagem.

A mensagem é algo que você cria dentro de seu serviço de e-mail, como o Gmail, Outlook, E-mail Uol, seja lá qual for o que você utiliza, quando escreve para alguém, isso é uma mensagem, e não existe como ser uma campanha, pois não tem a oportunidade de programa-la, uma vez enviada, ela vai para a pasta de enviados e pode se perder por lá, e quando você quer reutiliza-la, tem que editar novamente o texto e trocar o destinatário, isso se encontra-la.

E quando estamos dentro de um auto responder a palavra mensagem é empregada somente no ato de escrever, assim que a termina, a salva ou a publica ela já é uma campanha, o significado mensagem neste caso se restringe no fato de você se comunicar, passar a sua mensagem.

Agora o que é uma campanha? E por que se chama assim dentro de um auto responder?

Primeiro entenda isso!
E vou utilizar uma coisa mais dinâmica para que entenda.
Pense em um vídeo, esses que são encontrados no You Tube ou no Facebook aos montes.

Existem vários motivos para se gravar um vídeo certo?
Pode ser um simples vídeo que um artista fez para falar do seu dia dia, que um fan fez do seu ídolo, uma cacetada que aconteceu com alguém, algo impressionante que mereceu ser registrado, ou até mesmo você só querer passar a sua mensagem, é uma infinidade de possibilidades onde podem ser feitos os vídeos, assim como são as mensagens que você envia para seus amigos de seu serviço de email comum.

Estes vídeos, como suas mensagens vão com o tempo ficar esquecidos, obsoletos, lógico que o vídeo demora um pouco mais, e bem mais! Mas já vai entender onde quero chegar.

Bom... Ai vem uma produtora e faz um vídeo com teor publicitário, pronto é um vídeo, mas seu valor comercial não fara se perder ou ficar obsoleto, tanto o vídeo como a campanha no autoresponder, não ficam obsoletas, mas sim, pode deixar de existirem quando o desejo de seu produtor.

Falando do vídeo ainda, quando com teor e motivação publicitaria, ele passa a ser uma campanha ou passa a fazer parte de uma campanha maior, e você o verá saltando aos seus olhos sempre que estiver conectado ao nicho daquele vídeo, pode enxergar isso no You Tube e no Facebook devido aos robôs de cada um, já falei disso aqui no TopSaber no post "7 Dicas Simples e Matadoras para Divulgar Grátis sua Página de Captura" por exemplo.

Então já pode entender o que é uma campanha em um outro exemplo que são os vídeos.
Agora entenda os motivos que o levou a criar uma conta em um "Serviço de E-mail Marketing".

Aqui neste ponto vou pegar como exemplo o "e-goi", pois no momento é o qual mais utilizo.

Dentro da plataforma existe uma opção que se chama "Campanhas", quando você para o mouse nela aparece algumas opções como "Todas" e "Automáticas". O quero explicar aqui é que, tanto uma opção como a outra opção são campanhas, e assim tudo que se refere a uma mensagem de e-mail dentro da plataforma são campanhas.


Você já deve ter se perguntado...

Mas eu quero só mandar um e-mail e basta, não quero automatiza-lo e nem replica-lo. 
Por que isso ainda se chama Campanha?

É justamente por isso que se chama campanha, dentro de uma plataforma como o e-goi a
possibilidade de reutilização da mensagem é eterna, a não ser que você a exclua, depois de salva-la ela se torna uma campanha, seja automatizada ou não. Ela pode ficar ali por anos e a qualquer momento você pode reenvia-la para outra lista ou acrescenta-la a uma sequencia de e-mails nova, a editando ou não.

E existe um outro fator que diferencia do seu serviço comum de e-mails, que é o fato de poder mandar para várias pessoas de uma lista com um ou dois cliques, diferente de uma mensagem comum em sua caixa de entrada do seu serviço de e-mail comum, onde precisaria selecionar um a um ou grupo a grupo para mandar estas mensagens.

E tem mais uma coisa muito importante que caracteriza uma campanha, que é o fato de você poder segmentar quem recebe e quem não recebe a campanha, isso acontece com o uso da segmentação na ferramenta.

Isso por que não citei o teor comercial de suas mensagens dentro de um auto responder, mesmo que adote estratégias de entrega de conteudo, sempre terá no final um único motivo, o engajamento em um produto ou serviço, seja ele com fins lucrativos ou não. Você dificilmente encontrará uma pessoa utilizando um autoresponder para se comunicar com a família para tratar de assuntos aleatórios e cotidianos.

Bom...
Com isso espero ter tirado alguma duvida sobre o porque de uma simples mensagem de texto se chamar campanha, e espero que tenha melhorado um pouquinho seu entendimento sobre o assunto.

Se tiver alguma outra dúvida a respeito deste assunto, peço que por favor me deixe em comentário ou me responda a um e-mail do TopSaber.

Se as informações estiverem ao meu alcance, não terei problemas em dividi-las com você.


Ficarei muito feliz em telo(a) comigo!

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
( Chico Xavier )

Te espero no próximo post...
Sucesso e um Ótimo Aprendizado!
Marcio Silva
Blog TopSaber.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário ajuda quem vai ler depois...
Meu Muito Obrigado! Continue participando do TopSaber!